O maior plano de quê?Por Gerinho da TerraAo ler o texto impresso no balão acima imagina-se que se fale do maior plano de saneamento básico do litoral do Brasil. Não é à toa que ele fala em litoral brasileiro e não litoral paulista. Ele quer ser presidente é claro. Ele quem? Gente, o Serra é obvio. Mas é na verdade o maior plano de marketing político e uso da máquina pública na história do nosso estado.
A SABESP já é noticia aqui no estado de São Paulo, inclusive na blogosfera, a um bom tempo, e infelizmente não é pelo bom trabalho exercido por esta estatal que tem uma bela história, agora sendo manchada pelo executivo estadual. O aparelhamento desta autarquia faz corar os que enchem o peito de ar para gritar acusando o governo federal de aparelhamento da máquina pública federal. Cora, mas não os faz encher os pulmões devido ao costume da subserviência frente ao governador.
Numa consulta em um sítio eletrônico (aqui) sobre balões descobri que em média custa cerce de US$ 15 mil (R$ 25.800,00), um balão que cabe 3 ou 4 pessoas, igual ao balão na foto acima. Imagino que a propaganda não aumente o seu custo, visto que de todos os balões que vi são coloridos ou possuem mensagens.
O problema é que o balão da foto foi confeccionado especialmente para a SABESP e não me consta que balonismo, marketing, entretenimento seja uma das atribuições desta gloriosa autarquia que, repito é orgulho do estado por ter prestado um ótimo serviço à população paulista e que vem sendo vilipendiada pelo uso desonroso da mesma nesta campanha mal disfarçada á presidência da república pelo nosso (nosso devido à maioria dos paulistas) governador José Serra.
O que a SABESP vai fazer com esse balão depois desta campanha? Vender? Leiloar? E depois alguém vai comprar e repintar? Aos que entendem do assunto, que não sou o caso, que me corrijam, mas parece que não é muito viável. Aí me diriam os que corarão, mas não gritaram, o balão pode ter sido alugado, eu respondo, e por que a SABESP precisa alugar um balão? Ela é uma empresa de marketing? Pelo menos antes de Serra governar este estado ela não tinha esta finalidade.
Infelizmente, por falta de tempo e de uma máquina fotográfica pessoal não pude postar aqui uma imagem bem mais esclarecedora do que está passando a SABESP e tive que recorrer a uma foto de um amigo (obrigado Pedrão) que fotografou em preto e branco o balão. Vou descrever a imagem que gostaria de postar. Uma avenida, próxima de minha casa, que liga a Rodovia Rio-Santos com a beira mar. Um círculo de aproximadamente 4 metros de diâmetro, cercado por cerca de plástico vermelho, impedindo a circulação em metade da avenida e que fecha um acesso à mesma de uma rua que ali desemboca. Todo o pavimento deste cercado foi retirado para uma ação por uma empresa terceirizada pela SABESP. Aqui em Caraguatatuba existem mais de um caso como este. Começaram a fazer o serviço aproximadamente no dia 20 de dezembro e pararam o serviço para o Natal. Só que desde então está lá, parado, sem um homem sequer trabalhando. Nos dias de semana a avenida é tranqüila e não chega a formar congestionamento, porém nos finais de semana quando aumenta o fluxo de automóveis e pessoas, ficam os pedestres se arriscando e disputando espaços com os veículos, e pior, com crianças no colo. Uma verdadeira bagunça, e bagunça perigosa.
Mais uma falha grave na SABESP período Serra aqui perto de minha casa aconteceu comigo. A SABESP via terceirizada abriu um buraco na rua para ligar a água ou esgoto, não sei ao certo, pois não acompanhei o serviço, e não tinha terminado o serviço e deixou sem recolocar o pavimento, ficando um buraco de uns 10 cm de profundidade e que ia da calçada para o meio da rua tomando metade desta. Voltando da faculdade na primeira noite depois do buraco aberto, passei por sobre o buraco, que não foi sinalizado nem antes nem no local exato, muito menos colocado um cavalete impedindo o trânsito por ali.
Estava de moto e por muito pouco não caio no chão e me machuco. Indignado liguei na manhã seguinte para a SABESP e reclamei, pedi explicações sobre como puderam largar um buraco tão grande e perigoso como aquele sem sinalização, me pediram um tempo para averiguar, como demorarão mais de 3 dias retornei a ligação e disseram não ter nenhuma informação sobre um serviço inacabado naquele local. Passaram-se 5 dias e vejo um carro com a logomarca da SABESP recolocando o pavimento no buraco. Mentiram ao dizer que não sabiam do buraco, ou demoraram 5 dias para descobrir que um serviço não tinha sido realizado até o fim.
Conclusão que tive na época foi de que ou era é ou incompetência. Hoje sei que a SABESP e seus funcionários não merecem passar por mentirosos ou incompetentes. Isso se deve a má gestão pelo que SABESP vem passando nos últimos anos, tendo seu objetivo desviado do saneamento básico de nosso estado para máquina de markentig político do governador José Serra.
Não se esqueçam que a SABESP fez propaganda até no Acre. Os defensores do governador disseram que era pra vender os serviços da SABESP no resto do Brasil, mas como bem lembrado pelo Luis Nassif em seu blog, a SABESP presta serviço público e neste caso o público alvo nesta caso seriam prefeitos e vereadores, e não o cidadão comum.
Época de eleição, mesmo a grande(?) mídia defendendo a versão de bom gestor de José Serra, é época de os podres aparecerem, e eles vão aparecer.
No caso do nosso governador vai aparecer um balão de incompetências, talvez maior que o da balão da SABESP.
FUI!!!!!!!!!!!
4 comentários:
Este comentário é de uma amiga que o fêz pelo meu e-mail e não direto no blog, na dúvida postei eu mesmo (Gerinho da Terra) ele aqui e não idendifiquei-a na dúvida de se ela assim o quisesse. Só na dúvida, mas acredito que ela não teria problema de fazê-lo. Por respeito não coloquei o nemo dela.
Abraços e quem quiser comentar peço que o faça no blog mesmo.
Abraços a todos.
FUI!!!!!!!
É isso aí Rogério!
Tudo vira máquina de campanha....
Sem contar o batalhão de jovens (bonitos, de alguma agencia, claro!) uniformizados de sabesp, e distribuindo na praia milhares de "leques de papel" ( que virarão lixo, ali mesmo na praia) com propaganda da sabesp. Se ao menos distribuissem copinhos de agua mineral seria mais "inteligente e proveitoso". Claro que a gráfica dos "leques" deve estar bem feliz!
Ou seja.... a mesmice de sempre: despedício e incompetencia"
Continue com a boca no trombone!
abração
XXXXXX
Bem! Não entrando no mérito da campanha política as pessoas tem q se informar melhor sobre o q está sendo feito... Os promotores distribuem água aos banhista, recolhem a sujeira deixada por alguns deles e juntam crianças para emsinar a importancia da reciclagem, ensinando inclusive aos pequenas a utilizar esses materiais como brinquedos.
Deixo os comentários sobre a parte politica para o autor do blog que escreveu muitas verdades sobre a máquina do governo quando as eleições estão se aproximando, mas toda história tem dois lados e nesse caso temos que denunciar sim o q é ruim e aproveitar o q é bom.
Nosso colega diz algo importante. A Divulgação das ações públicas. Mas ele se equivoca quando separa o texto em apenas dois conteúdos diferentes, a denúcia política e a crítica ao gasto da publicidade pública. Existe uma terceira, a qual ele se esquece. uma empresa pública pode e deve, na minha opinião, fazer alguns gastos com educação ambiental, inclusive uma empresa de saneamento básico, só que o gasto com um balão que não deve custar menos do que 20 mil reais ou mesmo alugar, se foi este o caso, onde não se encontra nenhuma mensagem a respeito de preservação ambiental. Um gasto desnecessário. Informações sobre o andamento das obras, este sim é primordial e não é necessário usar uma empresa de publicidade para isso, pod-ese usar a internet mesmo para fazê-lo. Isso diminuiria muito os gastos com publicidade, que é importante sim e um direito do ciidadão. porém o cidadão prefere saber por meios mais baratos que sua rua não ficou esburacada e com uma obra parada por que o dinheiro da SABESP esta sendo gasto em um balão e com leques de papael sendo distribuídos nas praias.
Abraços a todos.
FUI!!!!!!!
Achei essa ação da Sabesp uma das mais inteligentes já vistas.
Não se trata apenas de gastar dinheiro com um balão, mas se trata de chamar a atenção de crianças (já que elas são o alvo das oficinas feitas nas tendas) e dos seus pais, ambos atraídos pelo fascínio do balão.
Claro que qualquer ação de marketing tem seus custos, mas tudo é feito dentro dos limites do orçamento das empresas, inclusive da Sabesp.
Marketing, aliás, essencial para informar as pessoas, que deveriam se conscientizar mais, nesse caso, com o meio ambiente, com a importância da reciclagem e de não jogar óleo em locais impróprios.
Você diz tanto sobre o Serra e a máquina do governo, e o que me diz sobre as campanhas publicitárias do Governo Federal? Essas sim, são puro marketing, sem nenhuma finalidade social. Campanhas caras, feitas apenas em horário nobre.
O que me diz do gasto total superior a R$1 bilhão em 2009 em propaganda e marketing? Isso, sim, deveria ser questionado por todos.
Postar um comentário