sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O maior plano de quê? 2

Anônimo disse...
Achei essa ação da Sabesp uma das mais inteligentes já vistas.
Não se trata apenas de gastar dinheiro com um balão, mas se trata de chamar a atenção de crianças (já que elas são o alvo das oficinas feitas nas tendas) e dos seus pais, ambos atraídos pelo fascínio do balão.
Claro que qualquer ação de marketing tem seus custos, mas tudo é feito dentro dos limites do orçamento das empresas, inclusive da Sabesp.
Marketing, aliás, essencial para informar as pessoas, que deveriam se conscientizar mais, nesse caso, com o meio ambiente, com a importância da reciclagem e de não jogar óleo em locais impróprios.
Você diz tanto sobre o Serra e a máquina do governo, e o que me diz sobre as campanhas publicitárias do Governo Federal? Essas sim, são puro marketing, sem nenhuma finalidade social. Campanhas caras, feitas apenas em horário nobre.
O que me diz do gasto total superior a R$1 bilhão em 2009 em propaganda e marketing? Isso, sim, deveria ser questionado por todos.

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GERINHO DA TERRA

Nosso amigo anônimo acima obviamente atua na campanha da SABESP. Não sei se por parte da agência de marketing que faz a campanha ou se por parte da SABESP que não atua com saneamento básico.
Ele afirma que essa do Balão Esgotão ser “ação da Sabesp uma das mais inteligentes já vistas”. Não discordo dele, mas é inteligente no sentido de marketing político e não no sentido de educação ambiental. Ou não entregariam leques de papel que irá virar lixo, como já vi acontecer. Repito, um balão não é uma prioridade para uma empresa de saneamento básico e nunca vi uma campanha da SABESP de educação ambiental aqui no litoral norte. Gastar com palestrantes animados para ensinar crianças das escolas municipais e estaduais seriam muito mais eficientes ambiental e socialmente falando.
Ambientalmente falando seria melhor a SABESP ampliar o tratamento do esgoto coletado e coletar o que viaja pelos afluentes que levam esgoto até a Vila Romana, na zona leste de São Paulo.
Não há campanha publicitária que conserte a poluição que chega aos rios e mar pela falta de coleta e tratamento de esgotos pela SABESP. Não tivesse esta empresa sido usada pelos ímpetos de ser presidente do Serra, talvez estaríamos com uma melhor qualidade de água, tanto nos rios como no nosso lindo oceano.
Nosso colega com uma certa razão critica os gastos federais com publicidade, que na minha opinião também são mal gastos e exagerados. Não faço aqui crítica direta a essas verbas uma vez que não faltam na grande mídia críticas a estas verbas federais, diferentemente das verbas publicitárias do nosso amado estado. Também por que o governo federal não tem a fama de ser eficiente como tem o governador Serra, logo ser eficiente deveria ser de fato sua maior qualidade, o que esta campanha do Balão Esgotão é mais uma constatação dentre várias, que ele não fez e não faz um governo eficaz, muito menos eficiente.
Para quem dá razão ao nosso amigo Anônimo, ainda mais quando ele fala em “gasto total superior a R$1 bilhão em 2009 em propaganda” recomendo dar uma pesquisada em quanto o Governo do Estado de São Paulo gastou no período em que Serra foi governador, fazendo uma comparação de proporcionalidade entre são Paulo e Brasil, tenho certeza que irá se surpreender. Proporcionalmente Serra esbanja com propaganda, muito mais que Lula. E com um detalhe que nosso amigo Anônimo não sabe ou não quer saber. A única propaganda federal realizada fora do Brasil foi feita pelo Ministério do Turismo para tirar a imagem horrível que o Brasil tinha de que aqui é um destino para turismo sexual. Aquela imagem desabonadora que dizia que o Brasil é carnaval, futebol sacanagem.
Em compensação a SABESP fez propaganda na Bahia e em vários outros estados do Brasil, Olha a campanha presidencial antecipada e com dinheiro publico aí gente! Porque se a SABESP é uma empresa paulista? E se alegarem que ela pretenda atender outras pessoas em outros estados o jornalistas Nassif em seu blog já matou essa charada, quem contrata empresas de saneamento básico são as prefeituras e não a população em geral, logo suas peças de marketing deveriam ser direcionadas aos prefeitos e vereadores.
Um grande abraço e obrigado ao Anônimo por me dar mais uma oportunidade de esclarecer como anda a nossa SABESP.
FUI!!!!!!!!

Um comentário:

Raquel Horie disse...

Pois é "Gerinho da Terra"..... Até para defender o Serra tem que ser no anonimato, rs. Porque deve dar uma vergoinha danada de assumir essa defesa, rs,
Abraço
Raquel Horie